O meio social em que vivemos também tem sua parcela de culpa em nossas indecisões ou insucessos, quase sempre tomamos decisões baseadas, sem percepção clara, nos valores dos grupos sociais aos quais convivemos, esquecemos dos nossos próprios valores. Se fizermos parte de uma família de médicos, temos uma tendência de achar que também nascemos para coisa. Se tivermos um amigo que se deu bem, tentamos escolher o mesmo caminho, sem ao menos conhecer de fato a trilha por onde passaram. Além disso, alguns dados são alarmantes:
A evasão universitária chega ao indice de 40% a 50%, sendo 30% relacionado aos cursos da USP. Motivo: falta de autoconhecimento, matérias do curso e dificuldades do mercado. Guia do Estudante 2007 – Ministério da Educação e Guia Escola Superior.
Cresce o número de cursos oferecido todos os anos. Em 2007 foram registrados mais de 150 tipos de Cursos entre bacharelado, licenciatura, tecnólogo e a distância. Guia do Estudante e Serviço de OP da USP.
Outras modalidades de estudo e formação estão em constante crescimento, como é o caso do curso de formação tecnológica. Em 1999 eram oferecidos74 cursos, em 2004 este número deu um enorme salto, 3.758. Guia do Estudante 2007 e INEP.
Pesquisadores descobriram, ao comparar a profissão de 3,5 milhões de trabalhadores formados em 21 áreas diferentes que a maioria deles, mais precisamente 53%, está hoje numa profissão distinta daquela para a qual se preparou. Micro dados do Censo do IBGE de 2000.
Até 2015, a aposentadoria deve tirar de circulação cerca de 15% dos executivos norte-americanos que hoje têm entre 35 e 44 anos — período que ele chama de “idade da liderança”. Em maior ou menor escala, essa tendência deve se confirmar também em outros países. Marc Effron, responsável pela área de liderança da consultoria de recursos humanos Hewitt Associates.
A preparação e o acompanhamento contínuo em qualquer processo de aprendizagem devem acompanhar qualquer que seja o degrau profissional que o indivíduo se encontra. “Há sempre um planejamento estratégico de vida capaz de gerar alternativas e resultados positivos. Hoje a solução encontrada com o Coaching é a mais rápida e eficaz”, conclui Villela da Matta.
Fonte: www.revistafatorbrasil.com.br